terça-feira, 28 de junho de 2011

A verdade sobre a verdade. Será verdade???

Amigos e amigas,

Hoje quero falar sobre a verdade. Ô tema dificíl, não?
Tem um assunto que sempre adorei discutir, que é religião. Adoro temas polêmicos.
Ao longo da minha vida sempre tentei compreender o que movia o homem em busca de algo sagrado. Para mim a resposta veio com Carl Jung, que nos afirma que a religiosidade é algo intrínseco ao ser humano, e que as religiões surgiram como a forma de exteriorizar esse sentimento.

Anos e anos de dominação religiosa, que podem ser traduzidos por várias palavras, desde solidariedade até fanatismo extremo, acreditou-se que as religiões estavam fadadas à morte, pois a Ciência responderia a todas as questões humanas e preencheria o lugar de Deus na mente humana. Como se vê atualmente, quem morreu foi a prerrogativa de que Deus estava morto, pois Deus parece estar mais vivo do que nunca, e em pleno o século XXI vemos inúmeras formas de expressar essa religiosidade se mostrando de diferentes formas, desde o renascimento de religiões antigas como o paganismo, passando por reavivamentos de outras que pareciam adormecidas e terminando em coisas exóticas, enfim, o mundo apesar de se considerar moderno, ainda tem o sagrado em seu interior que parecia ter estado adormecido, no qual acordou com grande fome.

Ao contrário do que se esperava, a Ciência não respondeu tudo e principalmente não deu paz ao coração humano. A tecnologia nos trouxe muito conforto, mas também nos trouxe de brinde um isolamento e uma solidão furiosa.
E assim caminha a humanidade em busca de sua verdade.
E diante dessa verdade que todos buscam, e diante de tantas opções, o fundamentalismo se tornou uma regra da sociedade atual. Ou seja, todo mundo quer ser o dono da verdade. Isso inclui religiosos e ateus. Todo mundo defende sua teoria como a verdade absoluta, e ai dos que discordam...
O fanatismo tá virando regra e não excessão!

Mas qual é a "Verdade Verdadeira"? Ela existe? Ou tudo é relativo?
A melhor verdade é sempre aquela que a pessoa proclama, não é verdade? Desse modo a minha religião é a melhor; o meu time é o melhor; o meu partido político é o melhor; a minha teoria é a melhor... Ou seja, nós, seres humanos, temos uma tendência em acreditar como melhor aquilo que nos pertence como verdade. Correto?

Por isso, sempre achei a coisa mais inútil da face da Terra se discutir verdades, pois você sempre vai querer convencer o outro da sua verdade, enquanto o outro vai estar tentando te convencer que a verdade dele é a melhor. Resultado: EMPATE.

Eu também tenho as minhas verdades. E em nenhum momento quero convencer quem quer que seje que as minhas opiniões, formadas ao longo de minha vida, por experiências, buscas e muito estudo, são a Verdade Absoluta. Longe de mim tamanha audácia!
Pois eu sei que o outro também teve sua vida inteira para formar suas opiniões. Cada um tem suas verdades, e todos tem a tendência de buscar aqueles que se enquadram no mesmo pensamento seu. Desse modo cada um busca o seu grupo, seja na religião, no futebol, na política, enfim, em todos os setores da vida.

Vou falar de religião, que é o que mais gosto e tenho experiências em vários caminhos.
Pois bem, nas religiões todo mundo tem certeza absoluta que a sua religião é a verdade. Desse modo, todas as outras são mentiras. Sendo assim, faço a pergunta: quem está com a verdade? Das duas, uma: ou estão todos certos ou estão todos errados... O Dalai-Lama diz que a religião mais correta é a que cada um segue, porque todas elas te tiram do egocentrismo.
Vivemos numa época de combates mútuos, onde o inimigo parece estar à espreita o tempo todo, e todo mundo parece ser inimigo de todo mundo.
Assim, ao invés da religião servir como ponto de união entre os povos, buscando ligar o sagrado aos homens das diferentes culturas, ela é mais um motivo de discórdia do egocêntrico ser humano.
Vive-se sem saber obedecendo as normas e não vivendo a magnífica experiência de Deus que nada mais é do que o amor supremo.

Não existe nenhuma verdade que não passe por Deus. Ele é a única fonte de toda a verdade e de tudo o que é puro. Mas nos esquecemos disso e ficamos debatendo e guerreando por optarmos em seguir e não pensar.
Mas tudo isso faz parte de um plano milenar de dominação, mas hoje temos a oportunidade única de nos libertarmos, indo atrás da Verdade, a Única que há.

Busque-a!
Não se conforme!
Não se acomode!

Forte abraço e paz a todos,
Claudia
__________________________________________________________

Leia mais:
O fanatismo religioso entre outros

3 comentários:

  1. Boa forma de mandar as pessoas deixarem as instituições, hehehe. Muito bom! Também trilhei um caminho de muitas experiências o candomblé ao budismo, da umbanda ao cristianismo, um arrodeio de toda uma vida pra chegar em mim mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz Gustavo,
    Tudo bom?
    De forma alguma eu quis dizer ou passar a ideia para as pessoas deixarem as instituições. O que disse é que devemos respeitar todos, em suas formas de expressões religiosas. Pelo contrário, acredito que todo caminho que leve o ser humano a pensar em Deus e numa vida além dessa física é válida. No entanto, o fanatismo é condenável. E fanáticos existem em todas as religiões e filosofias, e até mesmo no ateísmo.

    Respeito deve ser a palavra de ordem para todos.

    Termino o comentário, com uma citação de Franz Bardon, que diz que "cada religião possui seus lados bons, mas também seus lados obscuros."

    Forte abraço,
    Clau

    ResponderExcluir
  3. Não existe ser humano na face da Terra que seja capaz de dizer; "Eu conheço a verdade...", o que todos nós sem exceção possuimos são impressões da verdade absoluta que habita em cada um de nós, portanto, somos portadores de fragmentos da verdade eterna. O sábio pouco fala, muito pensa, usa e abusa da reflexão e ouve muuuuuito, pois sabe que todos são portadores de parte de uma verdade única e grandiosa.
    O que o sábio mais sabe fazer é renovar suas convicções apartir de seu aprendizado contínuo, compreendendo que, cada dia representa apenas mais uma peça do quebra cabeças que ele está montando e que cada peça representa não o fim mas sim MAIS UM INÍCIO de uma infinita jornada em direção ao conhecimento.
    Sua compreenção de mundo e realidade depende diretamente da forma com que ele capta as informações que lhe chegam por meio de tudo que existe e de que forma ele as decodifica segundo suas ferramentas -evolução- lhe permitem.
    Um sábio jamais poderá ser vencido pois ele não luta e quem não luta não perde. Quando me refiro a luta enfatizo que, quando se compreende verdadeiramente a realidade e isso é para pouquíssimos, percebemos que os conflitos e as discuções são desnecessário pela capacidade aprimorada e privilegiada de enxergar a realidade como ela realmente é. Portanto se compreendemos a cegueira alheia, a anencefalia coletiva percebemos o quanto o silêncio é valioso.
    Para que lutar -conflitar, discutir- com aqueles que são IGUAIS a você?...so por que eles não enxergam o que você enxerga?...não compreendem o que você compreende?
    Nova Ordem Mundial?...quem realmente pode afirmar qualquer coisa com 100% de certeza sem chance de cometer um erro a cerca desse tema?
    Eu respondo:
    -NINGUÉM.
    Muito se fala, muito se especula e pouco ou quase nada consegue sair do campo das teorias, portanto para mim, nada disso é a verdade e sim uma ilusão daqueles que estão capturando informações a sua volta e as decodificando sem critérios ou qualquer tipo de conhecimento mais profundo, conhecimento esse que o sábio já citado, levou quase uma centena de anos ouvindo muito e falando pouco.
    "A pretenção sempre nos induz ao erro pois nos tira do caminho da reflexão e nos coloca no caminho da ação sem as ferramentas necessárias para essa jornada."

    "Os fragmentos da verdade estão dentro de cada um de nós, tente exteriorizá-los e eles se tornarão somente a sua opinião" esse conflito -bloqueio- interno é que nos impulsiona a busca das chaves - o conhecimento- que abrem os cadeados do saber -a consciência em sua plenitude-.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...