A Verdade é Universal
Trecho do livro Unidade: Os princípios comuns a todas as religiões, de Jeffrey Moses.
As religiões são como ramos de uma mesma árvore. Cada ramo difere ligeiramente dos outros, mas todos estão ligados ao mesmo tronco e se nutrem das mesmas raízes.
Prosseguindo um pouco mais nessa analogia, pode-se dizer que as raízes representam a fonte comum de todas as religiões, o ponto de conexão entre a consciência humana e a divina. No íntimo de cada pessoa existe a percepção de que ela é parte da consciência universal. Fundadores e mestres iluminados de cada religião recorreram a essa fonte. Toda religião é inspirada pela Divindade. As palavras de Jesus, Buda, Maomé, Moisés, Shankara e Confúcio podem variar, mas sua mensagem sobre a necessidade da compaixão, da compreensão e da solidariedade expressa profundamente a Unidade do espírito humano.
Essa mensagem é insuperável. Ao longo dos séculos, certos governos, movimentos filosóficos e seitas religiosas promoveram a discórdia por diversas razões. Mas o tempo apaga essa separação. Repetidamente, a verdade é revitalizada e a unidade intrínseca entre os seres humanos se faz notar.
Não existe vocação maior do que contribuir para o crescimento dessa consiciência no mundo. Aqueles que se incumbem dessa missão sentem-se inspirados por Deus. Eles se tornarão as lanternas que iluminarão os novos tempos, quando as diferenças se enfraquecerem, dando lugar à paz e à harmonia.
Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, a correção, a educação na justiça, a fim de que os seres criados por Deus sejam completos e habilitados para toda boa obra.
CRISTIANISMO
Cremos em Deus, cremos no que foi revelado a nós e a Abraão... e cremos no que foi dado a Moisés e Jesus e no que foi dado aos profetas pelo Senhor deles. Não fazemos nenhuma distinção entre eles, e perante Deus nos resignamos.
ISLAMISMO
Não censures as outras seitas, não condenes os outros, mas, antes, respeita neles o que seja merecedor de respeito.
BUDISMO
De modos variados os sábios descreveram
As mesmas verdades invariáveis e essenciais;
Não há nenhum real conflito entre todas elas.
HINDUÍSMO
A verdade não parte da natureza humana. Se o que é considerado verdade partir da natureza humana, não pode ser considerado verdade.
CONFUCIONISMO
Permite-nos reconhecer a Ti em todos os Teus nomes e forma sagradas: como Rama, como Krishna, como Shiva, como Buda. Deixa-nos conhecer a Ti como Abraão, como Salomão, como Zaratustra, como Moisés, como Jesus, como Maomé e em muitos outros nomes e formas, conhecidos e desconhecidos do mundo.
SUFISMO
_________________________________________________________________
O QUE É RELIGIÃO? - KRISHNAMURTI
_________________________________________________________________
O QUE É RELIGIÃO? - KRISHNAMURTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário