Geólogos detectaram um alto risco de erupção vulcânica na Islândia depois de avaliar uma série de terremotos ao redor do segundo maior vulcão da ilha, Bárdarbunga, que está localizado na camada de gelo do glacial Vatnajökull, o maior glacial da Islândia.
Pall Einarsson, professor de geofísica na Universidade da Islândia, declarou à televisão islandesa que o baixo número de dispositivos de medição sísmica na região faz com que seja difícil determinar a magnitude e o resultado provável das mudanças atuais, mas acredita que existem motivos para deixar a população preocupada.
Citado pelo Telegraph, Einarsson disse que não há duvida de que a lava abaixo do vulcão está aumentando lentamente e a sismicidade dos últimos dias é um sinal disso. O jornal disse que, comparativamente, o Bárdarbunga é bem maior que o Eyjafjallajökull, cuja erupção de cinzas provocou o fechamento do espaço aéreo europeu no ano passado.
A última erupção do Bárdarbunga aconteceu em 1910, ainda que os vulcanólogos acreditem que a última grande erupção digna de registro aconteceu em 1477, quando produziu uma grande chuva de cinzas e pedra pomes. Também produziu o maior fluxo de lava conhecido nos últimos 10.000 anos na Terra, com um volume de mais de 21 quilômetros cúbicos.
Oi Claudia e Larissa,
ResponderExcluirMais um! Está uma festa de vulcões cuspindo fumaça...
Obrigada meninas lindas!
Beijão
Olá, Ravena!
ResponderExcluirRealmente parece que o mundo está em ebulição.
Tem mais uma notícia sobre vulcão, que diz que a Coréia do Norte se prepara para uma possível erupção: http://buscandoladolaverdad.blogspot.com/2011/02/korea-del-norte-se-prepara-para-la.html
Obrigada pela visita!
Beijos
Claudia e Larissa