sábado, 12 de março de 2011

Quem mais sabe mais duvida, mas quem nada sabe de nada duvida

Toda pessoa que sabe que não sabe, revela a mais alta sabedoria. Toda pessoa que acha que sabe, revela sua grande ignorância.

O sábio não vive na ilusão; e por conhecer isso, não sucumbe á sua tentação. Vive preservado de toda ilusão. Não é sábio quem sabe muitas coisas e sim quem sabe coisas úteis.

Existe uma diferença muito grande entre conhecer e saber: O conhecimento é a ilusão do intelecto. Algumas pessoas, que só carregam muitos títulos, acreditam que sabem e, por isso, vivem num universo de falsa sabedoria. Vivem as ilusões do seu saber.

O sábio compreende que todo conhecimento advindo do intelecto é mero modelo cultural, abrangendo costumes que nada tem a ver com a verdade ou a realidade. No interior da mente criam-se modelos. No entanto, o conhecimento advém do despertar íntimo de nossas capacidades internas. O sábio encontra a verdade através de um contato direto com ela, não a vendo apenas através de um modelo teórico. Ele não a vive em sua mente, mas sim em seu coração.

Muitas vezes a alma procura, mas é o coração que encontra. Sabedoria é saber o que fazer, habilidade é saber como fazer; virtude é fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...