sábado, 6 de novembro de 2010

DEUS - Apenas filosofando...

Quero deixar bem claro, que essa é a minha opinião e considero como um ensaio filosófico, acerca dos meus pensamentos sobre Deus. Em nenhum momento estou fazendo crítica a qualquer crença, filosofia ou religião. Desde já, declaro que esse é um exercício de livre pensamento, nada mais. Não declaro, em hipótese alguma, ser essa a Verdade, mesmo porque ninguém a tem.

Quem é Deus? O que é Deus? Como pensar Deus? Como conceber Deus?

Devido a uma dificuldade e uma pobreza de linguagem humana para definir o Criador, vou utilizar o termo Deus como definição para o que concebo como o Ser Criador, o Ser Supremo e Eterno. Assim, como Carl Jung coloca em sua obra O Homem e seus Símbolos, que o “homem utiliza a palavra escrita ou falada para expressar o que deseja transmitir”. Assim, também estarei utilizando palavras humanas para descrever o que está acima do humano, pois, continua Jung, o homem é incapaz de descrever um ser “divino”. Por fim, Jung completa dizendo: “Quando, com toda a nossa limitação intelectual, chamamos alguma coisa de “divina”, estamos dando-lhe apenas um nome, que poderá estar baseado em uma crença, mas nunca em uma evidência concreta”.

Deus é tudo. Está em tudo e além de tudo. É o Criador de todo Universo, fonte primária de tudo. Sem Ele nada existia. Sem Ele nada pode existir.
Tudo e todos estão em Deus, pois tudo e todos foram criados primeiramente na mente de Deus, através da exteriorização desses pensamentos criadores primários, tudo e todos foram criados. Quando Deus diz, tudo se faz. Por isso que tudo e todos estão em e além de Deus, porém, tudo é Deus, pois é a sua própria manifestação criadora permanente.
Essa visão pode, ao primeiro momento, parecer uma crença panteísta, que consiste em acreditar que tudo e todos É DEUS. Não é isso que penso. Tudo faz parte de Deus, pertence a Deus, porque foi criado por Deus. Mas, apesar de tudo e todos terem partículas de Deus, somente Deus é Deus, porque sendo suas criações, não podemos ser o próprio Deus. Sendo assim, o que digo nesse primeiro momento é sobre sermos todos criações de Deus. Só Deus tem o poder da criação, por isso Ele é Deus, o Criador.
Sendo Deus o Princípio e Fim de todas as coisas, Ele é a Verdade Única e Absoluta. A Sabedoria Suprema e Eterna, pois Ele é o Único Conhecedor de tudo e de todo o princípio.
Nós, seres humanos, ainda não podemos compreender a Totalidade de Deus, porque espiritualmente não alcançamos a maturidade necessária para essa realidade (com exceção de alguns seres extraordinários que são enviados para nos ajudar). Temos conhecimento de Deus (sabemos que Ele existe), mas, não temos a compreensão de Deus (não sabemos como Deus é realmente).
Quando Jesus, o Cristo, veio e disse que era a Verdade e que era Um com o Pai, ele disse que conhecia a Verdade Suprema e Eterna. E quando disse que todos nós poderíamos fazer as coisas que fez e até mais, disse que podemos chegar aonde ele chegou. Porém, isso leva um tempo, senão, o próprio Jesus teria dito que seria fácil. E Jesus ainda deixou claro, dizendo que havia muito mais coisas a serem ditas, mas que ainda não era o tempo. Portanto, precisamos de tempo para amadurecermos, chegarmos ao momento de compreender coisas além. Vejam os conhecimentos que temos hoje, muitas revelações ao longo desses anos, coisas que não nos era permitido saber, como a vida espiritual com tantos detalhes com revelações dos espíritos, por exemplo.
Como a própria Bíblia esclarece: há tempo para tudo.
Deus tem muita paciência com suas criaturas, do contrário, teria nos fulminado há tempos.

Parece meio maluco?
É claro que essa é a minha verdade, porque, repito, não podemos (ainda) compreender a Verdade Absoluta.
Cada ser humano percebe e sente Deus de uma forma, pois cada ser encontra-se num estágio evolutivo. Mas, o nosso destino é voltar para Deus, o Absoluto, a Fonte Primária.
No entanto, os movimentos de ir e vir, de criação mental, criação exteriorizada e retorno ao princípio, são eternos. Porque Deus é Eterno e Imutável.
Sendo Deus Eterno, Ele não morre. E sendo Deus Imutável, Ele não muda. Sendo assim, se no princípio Ele criou, hoje, Ele continua criando e continuará criando eternamente. Logo, Deus é o Criador Eterno.
Partindo do princípio que tudo e todos foram criados por Deus, só posso concluir que todos somos um em criação.
Não importa nossas diferenças, somos todos partículas de Deus, portanto todos devem ser respeitados como criaturas do Criador, seja humano, planta, animal.
Quando Jesus disse que devemos amar o próximo e que o próximo é todo mundo, é porque ele sabia que no fundo somos todos irmãos. É claro, não é muito fácil amar aquele seu inimigo de várias reencarnações, mas até aprendermos essa lição, não poderemos continuar subindo a escada da evolução e voltar ao Absoluto, a Deus.
E Deus é muito paciente, repito, porque nos espera, pois o bom filho à casa volta.

Tenho muitas dúvidas, pois não posso ter acesso a todas as respostas. Ainda tenho uma mente ignorante, pois meu tempo de ter todas as respostas ainda não chegou.
Mesmo que Jesus voltasse, ou um outro enviado de Deus viesse e nos falasse toda a Verdade Absoluta, não compreenderíamos. Não porque somos maus, ou porque não queremos, mas porque ainda não podemos. Muitas pessoas ainda nem aceitam as verdades que já nos foram reveladas. Nossa mente é como a mente de um recém nascido e falta crescermos para sermos capazes de estudar e entender toda lição.
Com certeza, se Jesus voltasse como homem, pregando as boas novas, a humanidade o crucificaria novamente. Porque assim como outrora, ele iria incomodar muito. E os próprios religiosos de hoje, como os religiosos de ontem, seriam os primeiros a se indignar com tamanha ousadia. Por isso Jesus perdoou seus agressores, dizendo que não sabiam o que estavam fazendo, porque somos ignorantes da VERDADE.

Peço desculpas se disse algo que tenha ofendido, não foi minha intenção. A minha intenção foi dividir as minhas reflexões para continuar crescendo. Seus comentários serão bem vindos.

Forte Abraço, Claudia.


2 comentários:

  1. Gostei muito do seu pensamento e principalmente a coclusão,realmente não seriamos tão capazes de reconhecer a verdade,porque sermos iguinorantes na maior parte da população!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo.
    Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado. Volte sempre.

    Forte abraço,
    Clau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...